top of page

O I Simpósio Nacional sobre Jornalismo Profissional e o Ensino Universitário na era da Convergência: Práticas, Processos e Produtos (I Sinjorp) divulga o resultado de trabalhos para os sete GTs propostos.

Ao todo, o Sinjorp aprovou 79 trabalhos que estão subdivididos por GT. Para acessar a lista de trabalhos aprovados e seus respectivos autores CLIQUE AQUI.

Os trabalhos seguiram as ementas de cada GT, as quais estão listadas abaixo:

 

GT 1: Webjornalismo, acessibilidade e cidadania

 

Coordenação: Profª. Dra. Joana Belarmino – UFPB e a Profª. Ms. Jonara Medeiros Siqueira - UEPB

 

Ementa:

O GT acolhe trabalhos com apresentação de resultados de pesquisas concluídas ou em andamento. Trabalhos científicos sobre o tema, descrição/apresentação de produtos acessíveis com aplicação em webjornalismo, seja para as audiências, seja para facilitar o trabalho profissional dos jornalistas.

 

GT 2:  Design de produtos jornalísticos

Coordenação: Prof. Dr. Valdecir Becker – UFPB

 

Ementa:

O GT acolhe trabalhos, com apresentação de resultados de pesquisas concluídas ou em andamento, sobre o design de produtos e processos jornalísticos. Neste escopo estão incluídos temas como inovação, empreendedorismo, modelos de negócio, jornalismo de dados, jornalismo automatizado, análises mercadológicas, novas técnicas e tecnologias de produção e fruição. 

 

GT 3:  Jornalismo e Hipermídia: arte, técnica, saber e política

Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Cardoso de Paiva – UFPB e a

 Profª. Dra. Mayra Nunes – UFCG

 

Ementa:

A proposta consiste em agregar interessados na interface processos jornalísticos hipermidiáticos, observando as suas conexões com as dimensões estéticas, tecnológicas, cognitivo-sensoriais e políticas, com ênfase no contexto cotidiano atual.

GT 4 – Impacto do digital no jornalismo multiplataforma

Coordenação: Pesquisadora e Dra. Ana Lúcia Medeiros – Laje/CCTA e o Prof. Me. Odlinari Ramon Nascimento – UFPB

 

Ementa:

O GT acolhe trabalhos que observem as adequações e inovações do jornalismo às transformações do atual cenário no contexto da sociedade contemporânea, em processo de midiatização e convergência.

GT 5: Jornalismo, Gênero e Cidadania na Era da Convergência.

 

Coordenação: Profª. Dra. Glória Rabay – UFPB e a Profª. Dra. Margareth Nepomuceno – UFPB

Ementa:

O GT acolhe pesquisas que agreguem estudos em jornalismo, gênero e cidadania, com reflexões que envolvam tanto o campo da produção e da circulação jornalística, quanto trabalhos voltados à recepção e leitura crítica de produtos midiáticos, assim como resultados de estudos que conjuguem discussões atuais dos temas no âmbito do webjornalismo e/ou produções sintonizadas com a era da convergência. Recebe apresentação de iniciativas como criação de observatórios midiáticos e outros espaços de monitoramento das questões no âmbito do jornalismo e da comunicação.

GT 6: Jornalismo e Desenvolvimento Regional.

 

Coordenação: Prof. Dr. Luiz Custódio da Silva – PPJ/UFPB e o Prof. Dr. Roberto Faustino – UEPB

 

Ementa:

O GT acolhe pesquisas acerca dos critérios de noticiabilidade na mídia regional, com ênfase para estudos que abordem valores-notícia como “local” e “hiperlocal”, “proximidade e vizinhança”, “local/global”, etc. Recebe investigações que vinculem o campo jornalístico ao tema do desenvolvimento regional, assim como à inovação, sob a égide dos avanços tecnológicos na era da convergência.

GT 7: Biografias e perfis jornalísticos

Coordenadores: Prof. Dr. David Fernandes - UFPB e o Prof. Dr. Suênio Campos de Lucena - UNEB

 

Ementa:

Este GT discute as biografias e os perfis jornalísticos, propondo uma leitura dos gêneros para ampliar a compreensão dessas narrativas. Articula questões levantadas pelo livro-reportagem-perfil, diários, relatos, memória, além de questões de discurso e narrativas textuais, relações do jornalismo e literatura, histórias de vida. Abre, também, espaço para as discussões sobre os limites entre fato (verdade) e ficção (criação), legislação e contestações jurídicas, tensões entre perfilados e jornalistas, biógrafos, biografados e herdeiros.

Trabalhos aprovados por GT

bottom of page